Assembleia da Área dos EUA 2012: olhando para nosso futuro com esperança

e2Viver na consciência de Deus
A Ir. Jo-Ann Jackowski liderou o Ritual de Abertura da Assembleia: a canção, a oração e o processo concentraram-se no Espírito de Deus, o sopro da vida. Durante o canto e a oração, cada uma de nós se abriu para receber uma paz profunda. . . fechamos nossos olhos e refletimos sobre uma pena na palma da mão de cada uma. . . fechando nossos olhos, tomando-a em nossas mãos. . . sentindo sua leveza, sua vulnerabilidade. . . Soprando nela. . . vendo como reage facilmente ao nosso sopro. . . assim devemos ser quando vivemos na consciência de Deus – tão sensíveis como uma pena que flutua no sopro sagrado daquele que primeiro soprou a vida para dentro de nós. . . assim nos preparamos para sermos abertos ao Espírito Santo enquanto a Ir. Tiziana nos informava sobre as preocupações mais recentes da Congregação.

Processo de Inquirição Apreciativa (IA)
Em seguida, a Ir. Joanne Schuster, CCA da Área dos EUA, apresentou a oradora, Amanda Trosten-Bloom, que substituiu Diana Whitney, que estava enferma. Amanda, que é a colaboradora mais próxima de Diana e coautora, fez um bom trabalho – e certamente não ficamos nem um pouco decepcionadas! Durante vários meses, a Ir. Joanne explicou-nos o processo de Inquirição Apreciativa (IA) e agora estávamos prestes a ter a experiência em primeira mão. Após uma breve apresentação PowerPoint e explicação, fomos instruídas a formar pares – com uma pessoa entrevistando a outra de acordo com uma fórmula específica e positiva – e, em seguida, inverter o papel. Muitas das Irmãs e Afiliadas acharam a experiência profundamente emocionante!

e3

Alimento para corpos e espíritos
Após o almoço delicioso e totalmente desfrutado, voltamos ao Centennial Barn para continuar nossas Inquirições. Mais uma vez nos emparelhamos e conversamos com nossas parceiras da manhã, fazendo entrevistas estruturadas, sentindo como era falar com tanta abertura e ser ouvida com tanto respeito – e tão completamente!

 Encerramos a sexta-feira e iniciamos o sábado com uma missa na Capela de St. Clare. O Pe. Dan Havron, ofm, celebrou todas as três liturgias do fim de semana. A Ir. Jo-Ann Jackowski organizou as liturgias e foi aptamente auxiliada pela Ir. Pauline Sweeney, Ir. Arleen Bourquin, Ir. Josetta Marie Lonneman e Ir. Mary Louise Sahm, que liderou o canto.

 

 e5Visões de esperança
Amanda começou o processo de IA aplicando-o agora ao futuro das SFPs e logo cada grupo começou a conversar sobre suas visões para o futuro de preferência das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Em seguida, cada grupo falou sobre seu pôster e visão com o grupo todo, procurando temas em comum. Algo que todos os grupos tinham era uma convicção firme de que havia um futuro – com números menores, talvez, mas mais contemplativo e inclusivo! A conversa estava animada enquanto considerávamos as implicações de cada visão – e suas diferenças e pontos em comum. Quando nossa facilitadora, Amanda, saiu do recinto, cantamos a Bênção de St. Clare… com lágrimas em nossos olhos.

 A diretora de cada Ministério Patrocinado – Rose Aleman (Centennial Barn), Marci Peebles (Franciscanas para os Pobres), Maria Meyer (Ministérios para Jovens Adultos), Tonie Lynn (Nossa Senhora das Florestas), Ir. Grace Miriam Pleiman (Lugar de Tamar) e Estelle McNair (Cortes de Cabelo Franciscanos do Coração) – apresentou um breve relatório, seguido de perguntas e respostas.

 e12O futuro da vida religiosa
Após um curto intervalo, a Ir. Joanne Schuster apresentou uma nova Facilitadora, Kristin Barker, e um painel de peritas, que falaram sobre visões diferentes da vida religiosa no futuro: Ir. Betty Igo, Ir. Anita McArdle, Ir. June Casterton e Ir. Mary Madonna Hoying. Kristin resumiu cada oradora e, em seguida, dividiu-nos em grupos com facilitadoras que nos instruíram a conversar, resumir umas às outras e expressar nossos próprios pensamentos sobre o futuro – com ênfase no respeito e no ouvir genuíno.

Três irmãs celebram 180 anos como mulheres religiosas
Após o ‘Círculo da Vida’, as Irmãs e Afiliadas congregaram e celebraram com as Jubiladas na missa:

Ir. Therese Martin Hessler – 70 anos
Ir. Margaret Ferri – 60 anos
Ir. Arleen Bourquin – 50 anos

Cada Jubilada renovou seus votos. Em seguida, o festivo jantar de encerramento marcou o Encerramento Oficial da Assembleia de 2012. A Ir. Tiziana Merletti apresentou ramalhetes de flores a cada Jubilada… Após a graça e uma celebração jubilante, as Irmãs e Afiliadas abraçaram-se e cumprimentaram-se enquanto recolhiam seus pertences e se dirigiam aos seus carros ou voos, olhando para o seu futuro com coragem – e esperança!

e8 e9
e10 e11

[Fotografias de Leah Curtin e Ruthy Trusler]

Afiliada Leah Curtin

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

6 banner donazioni pt

Newsletter