Ecologia franciscana

Foi o eminente filósofo da educação ecológica nos Estados Unidos, David Orr, quem estabeleceu o termo “alfabetização ecológica” (ecological literacy) para definir a habilidade de compreender e viver conforme os sistemas naturais que fazem a vida na Terra ser possível.

Criticando a educação convencional por perpetuar os problemas ecológicos ao apresentar o conhecimento científico fora do contexto moral, ele propôs reestruturarmos a pedagogia para incorporar a consciência da dependência humana dos ecossistemas e revisar seus objetivos de modo a incluir explicitamente uma reflexão ética sobre as opções humanas.

Essa visão educacional é notavelmente coerente com a visão de mundo franciscana contemporânea, a partir da qual podemos aprender muito em nossa vida pessoal e ministerial.


A responsabilidade de promover uma alfabetização ecológica vem dos testemunhos do amor sensorial de Francisco pela criação e da sua caminhada à Encarnação.

A fé, a espiritualidade e a ética são necessários, mas requerem que os conhecimentos científicos também sejam incluídos.

ecologia francescana


A alfabetização ecológica deve ser um objetivo importante para os franciscanos do Século XXI. Sem informações precisas sobre o que é mesmo real, fundamentado na realidade material da Terra, o cuidado franciscano pela criação poderia rapidamente dissolver-se no sentimentalismo fácil. Como Família Franciscana, precisamos enfrentar o fato de que muitos dos nossos membros já caíram na cilada do sentimentalismo.

Cristianità ed ecologia

Em grande parte, o interesse inspirado por Francisco para com a criação tem sido exclusivamente afetivo e pouco informado sobre como os padrões de comportamento humano estão causando esse colapso ecológico do Planeta. É como se o exemplo de Francisco inspirasse as pessoas a se concentrarem subjetivamente em seus animaizinhos de estimação e nas plantas do seu jardim.

Sou considerado como tendo inventado o conceito do “Franciscanismo de Banheira de Passarinho”.

Para remediar essa visão idiossincrática e descompromissada, e promover uma autêntica consciência ambiental, eu recomendo organizarmos nossos recursos para incentivar uma alfabetização ecológica franciscana. Essa iniciativa exigiria assumirmos seriamente os estudos científicos.

Frei Keith Warner, OFM

Pergunta para Reflexão:

Como você consideraria assumir “promover a alfabetização ecológica” como sua responsabilidade?

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

6 banner donazioni pt

Newsletter