Círculos de fé

De que maneira o conceito dos “Círculos de Lídia” – inspirados no grupo de mulheres liderado por Lídia que se reunia fora dos muros da cidade de Tiatira para entrar numa relação mais profunda com Deus e a comuni-dade da vida (Atos 16, 13-15) – é hoje uma esperança e uma inspiração para as pessoas religiosas?

Em nossas comunidades religiosas, estamos sendo incentivadas a formar “círculos de fé”, ou “grupos de partilha da fé”, não somente para nos oferecermos apoio mútuo na caminhada, como também para reforçar entre nós a vivência dos votos no dia de hoje. Nesses grupos, procuramos fazer com que a palavra de Deus seja mais viva no nosso dia-a-dia, descobrindo meios de expressá-la em ações proféticas.

women singing earth


Considerando os votos na era pós-moderna, percebemos que a vida religiosa não poderá continuar existindo como era no passado, quando eles eram praticados por aderência irrefletida, para cumprir, mecanicamente, certos conceitos que tornavam a vida estéril e vazia, tanto para os consagrados como para os leigos.

Os votos roubam à vida religiosa as suas principais características e sua função eclésia, que é ser uma presença profética, o testemunho e a consciência de uma Igreja que se esquece da razão essencial e principal motivação da sua existência e vitalidade.

A história de Lídia e do seu círculo de mulheres nos lembra que não podemos prestar testemunho do nosso chamado profético sem a vida de contemplação e a escuta da palavra de Deus com profundidade.


A generosa hospitalidade de Lídia era uma ação imediata, espotânea e profética, um sinal do seu empenho para com Cristo e o seu evangelho.

Acredito que no mundo fragmentado de hoje, nosso espírito místico e nosso senso de pertença a Deus deveriam nos abrir ao próximo e ao mundo para oferecermos a nós mesmas, às nossas comunidades e ao nosso planeta como meios de hospitalidade não somente para a humanidade como para a inteira criação de Deus.

Esse é, para mim, um dos maiores desafios que as nossas comunidades religiosas estão enfrentando, hoje em dia.

ospitalità

Ir. Judette Gallares, RC

CÍRCULO DE LÍDIA

Nossas vidas são únicas e sagradas – com histórias à espera de serem contadas. Somos pessoas de esperança. Porém, juntamente com a cura e a transformação, passamos por muitas lutas, desafios e dor. Nós, as Irmãs Franciscanas dos Pobres, estamos promovendo este Círculo de Lídia para oferecer o dom das histórias das mulheres, em quatro línguas (inglês, italiano, francês, português), para que possam se conectar globalmente, em rede, e partilhar suas histórias de cura, tornando-se instrumentos sanadores, de paz e reconciliação, para nós mesmas e para o mundo de hoje.

logo del Circolo di Lidia

O Círculo de Lídia representa a presença de Deus em cada pessoa e nosso apoio recíproco. Esse Círculo se manterá sempre presente, para ouvir e orando com você.

Nosso Deus fiel e amoroso caminha conosco nessa estrada. Assim, somos libertadas e ganhamos coragem para viver e contar uma nova história de esperança, da ousadia de amar, de alegria e ressurreição.

Queira clicar aqui para ler as histórias de cura...

Perguntas para Reflexão:

Num exercício espiritual, por que não orar com uma passagem escritural favorita na qual Jesus lhe fale diretamente – talvez o relato de uma cura ou de um encontro que Ele teve. Como seria para você refletir e “descobrir, de uma nova maneira, quais foram os valores e as atitudes de Jesus sobre seus mais fortes sentimentos, sobre as histórias de vida que o afetaram e o influenciaram, sobre o que era importante e memorável, tudo o que o comovia, tudo aquilo que Ele amava tão profundamente”?

É atraente para você o conceito dos “Círculos de Lídia”? (o grupo de mulheres que se reunia fora dos muros da cidade para entrar numa relação mais profunda com Deus e a comunidade da vida, mencionado em Atos 16, 13-15) Em que sentido?

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

6 banner donazioni pt

Newsletter