Nova Cosmologia e vida espiritual

Como é que a Nova Cosmologia está transformando a vida espiritual, especialmente no sentido de gerar compaixão, praticando-a? Como é que a humanidade está evoluindo a partir desses novos conceitos?

Cada aspecto da nossa vida é arraigado numa visão de mundo particular, num paradigma, numa lente através da qual percebemos a nossa experiência. E a vida espiritual não é uma excessão. A Nova Cosmologia desafia a antiga concepção de mundo que via o cosmo como uma máquina composta de peças e partes separadas, quando afirma que o mundo é um todo orgânico, uma única criação na qual tudo está interconectado, de maneira integral.

Claro que os místicos sempre insistiram que a inteira criação é um todo unificado, mas a maioria dos seres humanos não tem experiência desse tipo de consciência porque não consegue perceber a união essencial que é a base da consciência mística.

A Nova Cosmologia – mediante as descobertas da teoria dos quanta e da astrofísica – hoje em dia captadas com tanta nitidez pelo Telescópio Espacial Hubble – constata essa interconexão de maneira muito concreta e nos expõe a um universo em evolução, dando-nos um senso da amplidão da criação e de como nós fazemos parte do seu contínuo emergir.

Em outras palavras, a Nova Cosmologia nos oferece um impulso para a consciência mística que está transformando a nossa vida espiritual. Depois que compreendemos os princípios fundamentais da Nova Cosmologia, não conseguimos mais nos relacionar da mesma forma nem com Deus, nem entre nós, nem com a criação.

I rapporti in natura
Mani

Reconhecendo que pertencemos ao cosmo e que o cosmo é enraizado em nós, transformamos todas as nossas relações. Saber que “tudo é um”, que “o outro” é, de certa maneira, “meu próprio ser”, gera respostas e relações caracterizadas pela solicitude e pela compaixão.

À medida que vai aumentando o número das pessoas que põe em prática esse modo de ver as coisas, a humanidade como um todo vai se transformando. Um dos modos que temos para definir essa transformação é dizer que um “campo mórfico” emergiu, continua crescendo e, à medida que cresce, vai atraindo aqueles que o integrarão e viverão graças à misericordiosa consciência de que todos somos um único ser!

Judy Cannato

Pergunta para Reflexão:

De que maneira a Nova Cosmologia está transformando as decisões que você assume na vida, especialmente na prática da compaixão?

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

6 banner donazioni pt

Newsletter