A Mãe Terra

Recentemente, nossa família passou por um momento desafiador mas muito importante de discernimento sobre a vida profissional de Valerio. Foi um período um tanto conturbado.  A decisão foi tomada em meados de maio: Valerio se demitiu do emprego.  Desde o dia 1º de junho, está trabalhando como artesão, usando suas habilidades manuais e os dons que Deus lhe deu.  Está agora colocando o seu talento a serviço dos que não têm a oportunidade, o tempo, ou a vontade de fazer a manutenção de suas próprias casas.

Esta decisão foi tomada no contexto de cuidarmos mais da nossa relação com a natureza e da compreensão de como a natureza está presente em nossas vidas: quais são seus frutos e seus valores.  É uma feliz coincidência que, no mês de junho, o Calendário Congregacional de Cura convidou-nos a refletir especialmente sobre a nossa relação com a Terra, sobre "aquilo que simboliza as necessidades e os compromissos de nossas vidas."

Carole, Paola, Lisa and Valerio
Frutti dell'orto á havíamos começado a trabalhar na nossa horta há quatro anos. É um terreno duro, difícil de cultivar, que preparamos com muito custo, obtendo parcos resultados devido ao solo que parecia ser seco e mesquinho.   Com o passar do tempo, fomos conseguindo compreender o ciclo das estações do ano, as plantas, o tipo de solo e a quantidade de água que elas necessitam, e o tipo de cuidado a ser dispensado dependendo da temperature ambiente.  Nosso vizinho, que tem uma área extremamente bem cultivada, nunca deixou de nos dar  conselhos e suporte.  As primeiras plantas cresceram, mas estava sendo realmente difícil protegê-las do sol e das intempéries, especialmente para podermos obter resultados aceitáveis.  Agora, a situação está finalmente melhorando, pouco a pouco, com cuidado e empenho constantes.
Passada a fase inicial, enfrentamos a dificuldade de lidar diariamente com a natureza a longo prazo.  Conseguir produzir um simples pé de alface requer muito cuidado e trabalho.  Em geral, cada vez que comemos percebemos quais são as implicações do trabalho agrícola para produzir um dom assim tão precioso.  No momento de partilhar ao redor da mesa, na hora do jantar, como uma família que teve a oportunidade de compreender na prática o valor dos dons recebidos, não podemos deixar de comparar os frutos que a horta nos dá e que podemos oferecer aos nossos vizinhos e amigos com aquilo que se compra no supermercado. Prendersi cura del Creato
Alimentare un semenzaio

Trabalhando a terra e cultivando as plantas que nela crescem, surge claramente um paralelo com o dom incessante da vida.  Como é importante apreciar e cuidar daquilo que o Senhor nos dá, por meio da inteira criação, de que fazemos parte, daquilo que nos é oferecido diretamente, pelas outras pessoas que vivem por perto e pelas experiências que temos feito!

Cuidar do que é bom e preservá-lo, todos os dias, dando o tempo necessário para as plantas crescerem no seu próprio ritmo  . . . voltar a ter uma conexão com a produção e a obtenção de alimentos que nos permitem viver, a partir das sementes . . . ou até mesmo trabalhar a madeira, outro produto que vem diretamente da natureza, nos permite experienciar na nossa pele a criação de coisas vivas!   Com isso, podemos  compreender o valor de exercer atividades que são fisicamente cansativas e complicadas, porque isso nos ajuda a perceber o respeito que a criação divina merece.   Sentimos a necessidade de nada desperdiçar, de não jogar fora o que pode ser útil, ao contrário, queremos fazer com que cada elemento seja parte do ciclo virtuoso da inteira natureza, na qual nada se perde, porque tudo se transforma em alguma outra coisa.

Precisamos permanecer sempre vigilantes aos sinais dos tempos, porque temos o dever de proteger a Mãe Terra para os nossos filhos e outros entes queridos, através de pequenos gestos, que podem ir lentamente contribuindo para mudar o ponto de vista de cada pessoa, tornando-nos mais responsáveis para cuidar mais e mais da família humana e de toda a criação.

Afiliados Carole e Valerio Tiranti

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

6 banner donazioni pt

Newsletter