O longo caminho à resposta

 

Seguir Jesus, mesmo a um passo de cada vez, pode ser desafiador.  Frequentemente, queremos saber qual será o fim do plano. Queremos saber com certeza sobre como tudo se dará, no fim.  Mas a prudência também nos dita que não devemos ter pressa e precipitação e, assim, acabar fazendo coisas de que nos arrependeremos posteriormente. 

versosiEm nossa sociedade atual, somos estimulados/as a dizer e a fazer tudo imediatamente, assim que a ideia nos ocorre.  Celulares, cartões de crédito, tablets pessoais e computadores não apenas satisfazem a necessidades deste sentido de urgência, mas podem criar até mesmo uma fome por mais aventuras, mais comentários, mais coisas.

Madre Francisca nos deu um exemplo claro sobre a necessidade de embasar nossos desejos na oração e no silêncio, e também sobre como devemos permanecer impassíveis pelas paixões de outrem até que estejamos prontos/as para respondermos do fundo dos nossos corações e de nossa relação com Deus. 

Queremos enraizar nossas escolhas no solo já preparado e regado, para que novos brotos possam ser nutridos de forma apropriada.  Senão, tal como na parábola do semeador e da semente narrada no Evangelho (Lucas, 8:1-8), corremos o risco de falhar em algo muito compensador.  Madre Francisca sabia esperar, sabia viver um dia de cada vez: pedia apenas pela capacidade de responder à graça do dia em questão. 

Ela não temia conversas vigorosas, acaloradas, com seus amigos – e nem com Deus.  Sua relação com Jesus era forte o bastante para resistir a lutas e protestos, esperas e escuta.  Quando vislumbrava a vontade de Deus para ela, nas profundezas de sua própria alma, ela respondia plenamente, de todo o coração e com foco desobstruído de qualquer dúvida e desconfiança.

Para reflexão silenciosa e diário:

Como você equilibra suas necessidades e seus desejos interiores e exteriores?  Você é capaz de perceber a diferença entre necessidades e desejos?

Imagine que você está orando no túmulo de Madre Francisca, caminhando pelas ruas onde ela andou, respirando o mesmo ar. Esteja você lá em pessoa ou imaginando a viagem até lá através da leitura, como este momento pode ser uma fonte de renovação de seu compromisso para com o serviço a Deus e aos pobres?

 

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

6 banner donazioni pt

Newsletter