Nós, as Irmãs Franciscanas dos Pobres, somos religiosas chamadas a oferecer compaixão, esperança e cura à comunidade da vida.
Embora provenientes de vários países com culturas diferentes, nos unimos em comunhão umas com as outras, com a Igreja e, mais especialmente, na profundidade espiritual da nossa oração comum.
Somos uma comunidade religiosa de vida ativa e contemplativa, fundada em 1845 pela Bem Aventurada Francisca Schervier, que se inspirou em São Francisco de Assis.
Ao reconhecer Cristo no próximo, ela buscou curar as Suas chagas na humanidade pobre e sofredora. Atualmente, somos chamadas a realizar esse mesmo ministério.
Inspiradas nos valores evangélicos de São Francisco de Assis e no amor sem limites pelas pessoas carentes como testemunhou a Bem-Aventurada Francisca Schervier, nós, as Irmãs Franciscanas dos Pobres, acolhemos pessoas sem casa, cuidamos de crianças e famílias, alimentamos os famintos, ministramos aos doentes, oferecemos compaixão e esperança aos desesperados e zelamos pela comunidade da vida.