Em Pádua, celebramos a Festa de Madre Francisca no sábado, dia 18 de dezembro, com as comunidades da Casa Nazareth e da Casa Porta San Giacomo, reunindo amigos e parentes. Para nós, Afiliados/as, foi uma ocasião especial para celebrarmos a memória da fundadora da Congregação dando-nos uma oportunidade de nos encontrarmos mais uma vez com muitas das Irmãs.
Comemoramos também os 35 Anos do Relacionamento dos/as Afiliados/as das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Em cerimônia especial, a Afiliada Carole e os Afiliados Jacinto, Stefano e Valerio renovaram seus compromissos. Este evento, fruto de uma longa preparação, teve lugar na Escola de Caridade, de Pádua, em seu salão histórico, cujos numerosos afrescos sobre temas bíblicos foram recentemente restaurados.
Tudo foi especial: a presença da Ministra Congregacional, Ir. Licia; a cerimônia preparada pelos/as Afiliados/as; e a dança litúrgica preparada para a ocasião de Ir. Maria Chiara. Para nós, que renovamos nosso compromisso, foi o ponto culminante do processo que iniciamos no último verão, conduzido por Ir. Loredana e Ir. Tiziana, usando o Discernimento Franciscano. A saudação de boas vindas de Ir. Licia expressou bem a emoção e a alegria do nosso encontro.
Queremos agora partilhar com vocês as emoções e os pensamentos desse dia de festa:
"Foi uma cerimônia de renovação dos compromissos muito especial", diz Valerio, "depois de ter vivido com intensidade e profundidade o meu discernimento pessoal que fiz, pela primeira vez, juntamente com outros três irmãos que acompanharam o percurso de discernimento conduzido por Ir. Loredana, e me envolvi na organização do evento conclusivo. Senti fortemente a presença de Deus no meio de nós, e uma felicidade que permanece vivamente, dentro de mim."
"Este renovamento do compromisso foi mais desafiador do que eu pensava", diz Gigi, “mas aprofundei a compreensão de que o compromisso não é uma mera formalidade, e sim um verdadeio renovamento, talvez até mesmo uma revolução, ou um renascer. Meditei sobre o que significa ser um Afiliado das Irmãs Franciscanas dos Pobres e ouvi as respostas que recebi meditando nos sons emitidos pela natureza, em Messina. O meu "Sim" não foi óbvio, foi um "Sim" de alegria partilhada com toda a Congregação, Irmãs e Afiliados/as e muito especialmente, Ir. Licia e Ir. Marina que efetivamente me apoiaram."
"A emoção foi aumentando ao chegarmos aos retoques finais da preparação para este evento importante e pelo qual eu me sentia responsável, diz Carole. “Fiquei muito feliz com a presença de Ir. Licia, de tantas Irmãs e das minhas filhas, em particular. Agradeço profundamente a todas as pessoas que nos acompanharam durante a preparação e que participaram desta bela festa."
Artigo de Carole, Jacinto, Stefano e Valerio
Publicado em: 14/02/2017