Uma aventura divina

 

 

Por ocasião do 35º aniversário da Relação Afiliados/as SFP, publicamos depoimentos daqueles que quiseram partilhar conosco o fruto de sua caminhada transformadora. Na Área dos Estados Unidos, onde o programa foi originalmente lançado, várias pessoas estão celebrando jubileus, em 2016:

James Flynn

Mary Dahlinghaus

George et Anne Raab

35 anos
   
Molly Johantgen   15 anos
   


John Pack                              

P. Mika Paraniuk 

10 anos

 

Somando tudo, essas pessoas representam 55 anos de fidelidade e dedicação à missão e ao carisma das Irmãs Franciscanas dos Pobres!

Ir ao encontro dos pobres

thedivin 01Jim Flynn tem sido um colaborador fiel e dedicado há 35 anos. E continua vivendo em Park Slope, no Brooklyn, NY, o seu compromisso de Afiliado das Irmãs Franciscanas dos Pobres, de várias maneiras.  

Ele tem se mantido sempre em contato frequentando as reuniões com as Irmãs e outros Afiliados sempre que possível e lendo o que recebe por e-mail.  Ora pelas Irmãs e pelos Afiliados que estão participando ativamente e por aqueles que partiram para Deus antes de nós, a quem pede pela sua ajuda.

Todos os anos, antes do Natal, ele continua a angariar doações para comprar presentes para as pessoas necessitadas - sapatos, camisas, meias, etc. - e para os pobres servidos na cozinha da sopa e abrigo de mulheres com crianças da organização voluntária CHiPS (Christian Help inPark Slope), no Brooklyn, uma prática que ele iniciou nos seus primeiros dias como “ Co-membro” como eram chamados então os Afiliados da Congregação. Jim procura transmitir o amor de Deus a todos aqueles que encontra em sua vida cotidiana.

Fazer pequenas coisas com grande amor

thedivin 03Trinta e cinco anos atrás, quando foram convidados a se tornar Afiliados, George e Anne Raab, que moram em Greenlaw, Long Island, NY, sentiram-se honrados  e  profundamente  sensibilizados e perguntaram como poderiam trilhar este caminho com as Irmãs e o que poderiam realizar para fazer uma diferença significativa na vida de outras pessoas. Sua madrinha, a falecida Ir.Margie Ferri, disse-lhes para simplesmente fazer o que pudessem e onde quer que estivessem, com amor e orações: “Façam pequenas coisas, mas com grande amor” foram as palavras dela que eles procuraram atender quando qualquer oportunidade se apresentava.

Anne respondeu a essas palavras utilizando seu conhecimento e habilidades do trabalho que desenvolvia junto a crianças com deficiência.  Atuou também como membro do conselho administrativo do CHiPS, e praticava o carisma SFP ao dar aulas de religião através da Confraria da Doutrina Cristã, ou quando colaborava voluntariamente em projetos da Igreja e da comunidade, ao longo dos anos.

thedivin 02Diz ela: “Procuro fazer alguma ação de bondade diariamente, gosto de oferecer apoio e hospitalidade às SFPs e tenho o maior prazer me reunindo com elas e com outros Afiliados, participando em seminários, retiros e comemorações.  Sinto-me realizada em ser uma Afiliada SFP e espero me envolver ainda mais na vivência da espiriritualidade de São Francisco e do carisma de Madre Francisca, junto às Irmãs.”

Durante os últimos 35 anos, o modo de viver dos Afiliados SFP causou um impacto profundo na vida de George. Ele se tornou mais sensível às necessidades dos outros à medida que foi se envolvendo em esforços para fazer doações, orando e participando de eventos SFP. Conforme o tempo foi passando, ele serviu como membro do Conselho da Fundação SFP, e também do Conselho do CHiPS. Atualmente, ele dispõe do seu tempo para o desenvolvimento espiritual , participando da missa diariamente e mediante a leitura de livros e artigos de temas religiosos, além de gostar de ouvir música religiosa quando dirige seu carro.

Diz George: “Procuro ser um bom exemplo de alguém que observa os valores franciscanos junto a todos os que se aproximam de mim, esforçando-me para defender o que é verdadeiro, justo e caridoso, e espero ser misericordioso nesse processo.  Refletindo sobre minha vida, me sinto feliz por ter uma esposa extraordinária e cinco filhos maravilhosos. E sou imensamente grato pela honra de ser um Afiliado das Irmãs Franciscanas dos Pobres.”

Ver Jesus em cada pessoa que encontro

Molly Johantgen fez seu primeiro compromisso em Cincinnati no dia 28 de junho de 2001 e fez compromisso permanente no dia 30 de agosto de 2009. Ao longo destes últimos 15 anos, Molly tem mantido vivo o carisma SFP em sua vida diária, especialmente em seu local de trabalho, especialmente quando ministra aos pacientes do Christ Hospital.

thedivin 04"Conheci as Irmãs em atividades como o bazar anual de objetos angariados e vi como as Irmãs interagiam com todos. Eram tão amáveis e acolhedoras! Naquela época, elas tinham acabado de vender os hospitais e outras instituições de sua propriedade.  Sendo eu mesma enfermeira, tive a maior facilidade para me comunicar com elas, me senti imediatamente muito próxima da sua missão e do carisma de cura,", diz ela, e conclui:  “Como Afiliada, procuro viver meu compromisso refletindo positivamente os valores das Irmãs Franciscanas dos pobres.  Mediante o meu compromisso, procuro ser um reflexo positivo das Irmãs.  O Programa dos Afiliados SFP me dá a oportunidade de crescer fazendo parte de uma comunidade de fé, ao ajudar os pobres.”
 
Molly pratica o carisma regularmente colaborando na gestão do Brechó Mascate Franciscano, no Campus do Convento Santa Clara. E afirma: “É nas ações das Irmãs e no exemplo dos outros  Afiliados e dos voluntários que estão sempre dispostos a passar um tempo e dispor de seus talentos que encontro grande satisfação, fornecendo coisas necessárias a pessoas que não dispõem de muitos meios, fazendo uma experiência positiva nessa interação, pouco importa se as pessoas acabam comprando alguma coisa, ou se apenas nos visitam para receber atenção e carinho.”

E aqui vão alguns links de acessibilidade para ler as experiências de outros Afiliados dos Estados Unidos:

Pat Wahl, Denise Scaravella, Kay Diltz, Barbara Schabklaco. Clicar aqui
Joan Mills, Don Rohling, Beverly Clipson, Diane Borchers. Clicar aqui
Brian Clipson, Fr. Machael Paraniuk, John Pack, Mary Dahlinghaus, Mary Milburn. Clicar aqui

Publicado em: 25/10/2016

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

6 banner donazioni pt

Newsletter