Anunciar as maravilhas de Deus

 

 

asfp sen 08

 

Jubileu dos 35 Anos dos/as Afiliados/as SFP no Senegal:
Festa em Koungheul

Não é todos os dias que se comemora um Jubileu de 35 anos!

"Povo de luz, batizados para testemunhar, Povo do Evangelho, chamado a anunciar  as maravilhas de Deus para todos os seres vivos... " Cantando este belo refrão nos lembramos que somos sacerdotes e soberanos, mediante o nosso batismo, e rendemos graças a Deus que nos permitiu celebrar este 35º Jubileu do Programa Afiliados/as SFP neste ano extraordinário da Misericórdia.

Iniciamos a celebração do nosso Jubileu com uma vigília de oração conduzida por um frade franciscano que nos apresentou uma palestra sobre a pessoa de S. Francisco, homem de Deus, irmão da humanidade e amigo dos pobres.  Na manhã seguinte, tivemos uma bela Celebração Eucarística com Pe. Vincent, o pároco da nossa paróquia que, na sua homilia nos disse que "celebrar 35 anos de serviço aos pobres, sob o olhar da Bem-Aventurada Francisca Schervier é um apelo direto a cada um/a de nós, neste ano jubilar da misericórdia se pensarmos no apelo do Papa Francisco que nos foi dirigido: a conversão interior que impele à expressão exterior":

● Conversão interior, porque sentimos o desejo de nos referir a ela regularmente e porque a nossa própria consciência nos questiona sobre o universo, um ponto que nos preocupa de modo especial.

● Expressão exterior, porque experimentamos a necessidade de ir ao encontro dos pobres e das pessoas que sofrem. Também desejamos um compromisso pessoal, o chamado a fazer um discernimento e foi justamente a esse chamado que Madre Francisca respondeu e viveu com perseverança. Além disso, ela queria que a resposta a este apelo fosse comunitária. Este é  o legado que recebermos e que guardamos como um tesouro. Hoje, somente a boa vontade não é suficiente, é preciso ter competência, precisamos ser capazes, se quisermos descobrir Deus nos pobres.  Vamos então dedicar o tempo que for necessário à nossa formação e para nossa informação...”

Na parte final da celebração, nós,os/as Afiliados/as mais recentes, renovamos nossos compromissos por um ano. Senti uma grande alegria dentro de mim.

Também nos congratulamos com o nosso companheiro o Afiliado Etienne Ndong que partilhou sua experiência durante a Conferência Congregacional de junho, em Roma, dizendo que foi uma verdadeira reunião de família em que foi bem  acolhido e onde sentiu que todos/as nós estávamos presentes, mediante a nossa comunhão de oração. Somos gratos/as a toda a família SFP reunida, que nos permitiu sermos representados/as por Etienne. As mesmas graças que ele recebeu nos foram concedidas. Nosso muito obrigado por esta bela  oportunidade.

Conclusivamente, partilhamos um delicioso almoço festivo.  Através da música e das danças tradicionais dos nossos diferentes grupos étnicos, expressamos nossa gratidão pela grandeza deste jubileu. Nesta ocasião, a Afiliada Suzane Mbengue comemorou os 20 anos da sua fidelidade ao carisma de Madre Francisca, que ela continua a divulgar ao seu redor através da  sua vocação batismal.  O seu testemunho nos tocou profundamente.

Nosso muito obrigado às Irmãs Franciscanas dos Pobres pela caminhada que percorremos lado a lado, pelas visões partilhadas e pela esperança no futuro, que continuaremos a partilhar de mãos dadas, em colaboração, para o desenvolvimento da nossa família religiosa. E toda a nossa gratidão pelos benefícios que, durante estes anos, foram realizados pelos pobres.

Salomon e Afiliados/as do Senegal

Publicado em: 04/10/2016

asfp sen 04

asfp sen 09 asfp sen 06

asfp sen 02  asfp sen 03

asfp sen 01

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

6 banner donazioni pt

Newsletter