James Schad fez seu primeiro compromisso como Afiliado das Irmãs Franciscanas dos Pobres em 2005. Foi um Afiliado muito ativo e, 8 anos depois, aos 85 anos de idade, Jim, como ele gostava de ser chamado, fez compromisso permanente.
Era casado com Linda, e pai de cinco filhos que lhe deram os quinze netos de que ele tanto gostava e visitava com frequência. Sua família era tudo para ele. Viam-se regularmente e passavam muito tempo juntos. Jim gostava de jogar golfe com seus filhos e comparecia a todos os eventos esportivos em que algum neto participava. A família era unida e todos se viam regularmente.
Apesar disso, Jim sempre conseguia encontrar um tempo para participar da família religiosa das Irmãs e voluntariar seus serviços como Afiliado. Por muitos anos, serviu fielmente no altar durante a Missa diária no Convento Santa Clara e atuou como Ministro Extraordinário da Eucaristia, distribuindo a comunhão aos residentes do Lar Mercy Franciscan Terrace. Também gostava de ler para as Irmãs idosas e outras pessoas residentes do Terrace com problemas de visão. Quando o Terrace foi fechado, Jim começou a ler para as Irmãs na Comunidade Magnificat.
Jim frequentava a Universidade Xavier, de tradição jesuítica, voltada para as artes liberais, em Cincinnati. De vez em quando, servia como acólito na Capela Bellarmine dessa universidade, e era um fiel torcedor do seu time de basquete, o Xavier Musketeers (Os Mosqueteiros da Xavier).
Por 40 anos, Jim foi “official referee” de futebol americano e basquetebol na Escola Secundária Roger Bacon, de tradição católica, isto é, o responsável pela aplicação das leis do jogo durante uma partida. Sendo a pessoa que era, ele certamente instilava seus bons valores morais nos jogadores. Jim era muito envolvido com a obra missionária da Igreja no mundo, tendo oferecido apoio financeiro a um seminarista em Gana.
Jim era um cavalheiro. Uma pessoa simples e carinhosa que amava ser Afiliado. Na sua carta de solicitação do compomisso permanente, ele declarou: "Ao longo dos anos como Afiliado, sinto-me enriquecido pelo exemplo, amor e apoio das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Ao testemunhar o trabalho das Irmãs, cheguei a uma compreensão mais profunda da visão da Bem-Aventurada Francisca Schervier. Ela é um grande exemplo para nós, hoje em dia. Conhecer a sua vida me inspirou a compreender como eu deveria viver a minha, a cada dia."
Como disse o Evangelista: Muito bem, servo bom e fiel!... Entra no gozo do teu Senhor! (Mt. 25, 21)
Afiliada Joan Mills
Publicado em: 09/03/2017