Cuidado da criação

O trabalho é um princípio eterno

 


ter 02Trabalho e responsabilidade pessoal é o que deve nortear a vida de cada indivíduo, pois, o ser humano se realiza no que produz, e essa produção deve servir ao bem comum de todos. Uma das minhas funções aqui no Convento Santa Isabel, em Jataí Goiás, é desenvolver a culinária típica da nossa Região. É um trabalho que me traz grande satisfação, pois diante da industrialização de tudo, ainda consigo produzir alimentos, tais como: queijo, requeijão e açúcar, usando métodos artesanais, que já foram esquecidos por uns e totalmente desconhecidos por outros.

É muito gratificante desempenhar um trabalho que faz parte do movimento da vida, é como se fosse o trabalho das formigas, (as formigas cartam folhas e carregam para alimentar a colônia). Nós produzimos alimentos para alimentar a nossa comunidade.

ter 04Outro aspecto gratificante e importante é a valorização da cultura alimentícia e da história do trabalho de nossos ancestrais, quando a industrialização não existia. Meu trabalho aqui, é também uma forma de contar essa história.

Valorizar a história da produção de alimentos, é também um meio de buscar a proteção da nossa casa comum, como tem afirmado, o Santo Padre. Precisamos proteger o meio ambiente e os que nele habitam por meio de uma produção de alimentos sustentável, que proteja o meio ambiente e ofereça uma alimentação de qualidade a todos.

ter 01Tenho tido grande alegria em ver a minha pequena produção, sendo valorizada e bem recebida pela comunidade, contribuindo financeiramente com o desenvolvimento dos nossos trabalhos, os quais nos propusemos. Assim vamos seguindo na construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, que mesmo diante das dificuldades impostas pela natureza, como esta pandemia, que hora estamos vivendo, ou pelo próprio homem, como a crise política e econômica, que também estamos vivendo, seja capaz de desenvolver ações solidárias, respeitando e defendendo a vida de todos, na esperança de dias melhores, e na certeza de que Deus nunca nos abandona.

ter 03       

Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
 Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra,
propícia estação
E fecundar o chão

(Chico Buarque de Holanda / Milton Nasciment )

 

Ir. Maria Terezinha de Jesus, sfp

Publicado em: 07/08/2020a