Os Caminhos da Vida

condivisione Para cada ser humano, a família é realmente aquela “escola”, primária e essencial, do amor. É dentro desse ventre que nascemos. Na família, a vida de cada um é protegida e estimulada ao longo da sua caminhada até a pessoa atingir a plena maturidade. É através da sua relação com seus pais, irmãos e irmãs, que cada indivíduo vai absorvendo e se familiarizando com o Amor. A família é o ventre da vida na sua plenitude! Como Irmãs Franciscanas dos Pobres, partilhamos esse desejo de “Amor e Vida”.

Por isso, procuramos ajudar as famílias na sua caminhada. Na Itália, esse nosso ministério multifacetado tem uma longa história. Surgiu em resposta às necessidades que encontrávamos e foi crescendo à medida que constituímos grupos de casais que moravam perto das nossas comunidades locais, no decorrer de mais de 20 anos. Também crescemos partilhando com eles algumas oportunidades de formação.

Chamados à vida matrimonial

Biagio e Valeria – que agora têm duas filhas – se lembram de como tudo era simples no início: “Quando decidimos nos casar, pensamos que um cursinho pré-nupcial para o casamento não seria suficiente. Queríamos fazer juntos uma caminhada para entender qual era realmente o nosso chamado. Termos encontrado as Irmãs Franciscanas dos Pobres foi algo verdadeiramente providencial. Foi o primeiro passo de uma caminhada que continua ainda hoje e que é alimentada pelos nossos encontros com outras famílias.” Dez anos se passaram; Biagio e Valeria assim expressam a sua gratidão por todos esses anos partilhados conosco: “As Irmãs deram um rosto aos conceitos de ‘abertura’ e de ‘bondade’, tornando-se um ponto de referência para nós. Elas nos ouviam, orávamos juntos, refletíamos e crescíamos espiritualmente, em diálogo com outros casais.”

Nossas Irmãs foram formando grupos de famílias em Pádua, Pistoia, Roma e Messina. Em nossas reuniões mensais, oferecemos serviços às crianças pequenas. Criatividade não falta e as habilidades de cada um são colocadas a serviço de todas as pessoas para aprender orações, falar sobre assuntos relevantes, e aproveitar momentos de lazer. Também proporcionamos oportunidades especiais, tais como retiros ou fins de semana em que convivemos juntos, numa outra cidade.

momenti di condivisione

Fora as óbvias diferenças locais, há um estilo comum a todos esses grupos: a oração, a escuta da palavra de Deus, a partilha entre todos e o enfoque na formação holística do indivíduo. Federico e Rossella nos contaram como tem sido a sua experiência: “São importantes as ocasiões em que um tema específico nos é apresentado, porque nutrimos então o nosso modo de pensar, dizendo o que estamos sentindo. Com isso nos sentimos livres para nos conhecermos melhor e mais honestamente, uns aos outros.

No diálogo com os outros casais, percebemos que nossas perguntas são as mesmas em todas as famílias e nos sentimos em paz ao perceber que estamos caminhando na mesma direção.”

percebemos que nossas perguntas são as mesmas em todas as famílias e nos sentimos em paz ao perceber que estamos caminhando na mesma direção.”

Uma ocasião especial para todas as famílias é o Encontro de dois dias, em âmbito nacional, realizado pelas Irmãs todos os anos, na primavera, em Vermicino (perto de Roma). Esses encontros são conectados à formação ministrada nas várias partes da Itália, mas também oferecem a todos uma oportunidade privilegiada de “começar tudo de novo”, seja como casais ou famílias, seja como uma rede de contato entre famílias unidas.

Incontro nazionale delle coppie a Vermicino: foto di gruppo     

Cuidados para gerar compaixão e esperança

A vida de casal passa por etapas que sempre tentamos respeitar e apoiar com sensibilidade. É por isso que preparamos programas de formação para casais de noivos em preparação para o casamento cristão. Luca e Teresa nos disseram o seguinte: “Partilhar com outros casais nos proporcionou uma proximidade realmente preciosa entre nós. As oficinas que são incluídas em cada encontro são surpreendentes. Cada vez que voltamos para casa nos sentimos enriquecidos. Mais um tijolinho com o qual, se o Senhor assim o desejar, iremos construindo um lar para a nossa vida em comum.”

Durante estes últimos anos, estamos também nos concentrando em indivíduos que se encontram separados de seus cônjuges. Foi o carisma de cura da Madre Francisca que nos estimulou a realizar, em diálogo com as autoridades da Igreja local, um programa de apoio espiritual especialmente para essas pessoas.

Rita, por exemplo, nos relatou: “Eu não conseguia aceitar o fato que bastava comparecer diante de um juiz para terminar meu casamento. Sentia que, antes de me separar, eu precisava da ajuda de alguém que pudesse falar comigo sobre a misericórdia e que me pudesse ajudar a encontrar um modo de perdoar... Foi quando encontrei as Irmãs Franciscanas dos Pobres. Com o passar do tempo fui percebendo que entregar-me à Deus em oração era um remédio indispensável para curar minha alma. Vivi a partilha com outros irmãos e irmãs em um lugar onde as pessoas se sentem finalmente aceitas e não julgadas. É como frequentar uma ‘escola’ que ensina a perdoar e a construir de novo a própria vida, sem se desesperar.”

Trata-se de uma “escola” na qual a vida dos noivos e dos casais, das famílias e das pessoas separadas é enriquecida na reciprocidade das nossas experiências e vocações. condivisione

Assim também nós percebemos, enquanto mulheres consagradas, o significado do que nos revelaram Alessio e Benedetta: “Nem tudo se realiza no âmbito e na duração de uma única reunião. Ao contrário, voltamos sempre para casa carregando uma ‘mochila’ cheia de sugestões, ideias, questões e dúvidas, mas também algumas certezas sobre as quais podemos refletir na nossa vida diária.”

É através dessa partilha simples, que inclui a oração, a escuta, o diálogo e muita paciência que sentimos que estamos “gerando compaixão e esperança na comunidade da Vida”.

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

6 banner donazioni pt

Newsletter