Como Apóstolas da Ressurreição, recebemos de Deus vários chamados: um deles é conduzir as jovens a redescobrir o caminho da FÉ, indo a frente para lugares de oração, de vida, de alegria, de fraternidade, amizade, escuta da Palavra de Deus, possibilitando o conhecimento das verdades reveladas a respeito dos mistérios de Deus e dos valores morais e religiosos, contribuindo assim para uma verdadeira educação na FÉ.
A educação das jovens na FÉ requer um cultivo, um cuidado todo peculiar, visando à totalidade da pessoa.
O principal objetivo desse Ministério Juvenil é ajudar as jovens a se conscientizarem do valor da resposta à vocação que estão sendo chamadas, como uma escolha livre e responsável. Nosso maior desafio é formar estas pessoas, no processo de descoberta.
A máxima vocação é o amor como doação e serviço, com capacidade de comunhão com Deus, com os irmãos, irmãs e toda a criação.
Mediante esse exercício, do amor que se doa e recebe, nós, como Apóstolas da Ressurreição, a exemplo de nossa fundadora, Beata Francisca Schervier, devemos com nosso testemunho de mulheres consagradas, transmitir a estas jovens, a energia de CRISTO através da paz, da alegria, da doação, do amor e serviço, em favor dos pobres e sofredores.
Esta necessidade de educar se torna urgente no âmbito juvenil, porque nunca houve em toda a história humana, tanta informação disponível, porém vazias de referências, não permitindo aos jovens, selecionar sistematicamente suas fontes de informação.
A responsabilidade maior é dos pais como os primeiros educadores dos princípios básicos de seus filhos, dando presença no lar, escolas, Igrejas, na sociedade, como agentes de expansão das suas potencialidades.
A motivação do nosso trabalho junto as jovens é sem dúvida uma contribuição ímpar para a focalização e discernimento do chamado a vocação que estão destinadas.
O acompanhamento sistemático e evolutivo da situação de cada jovem possibilitará o processo de conhecimento integral de suas aptidões, dons e talentos a serem colocados a serviço do Reino.
A nossa expectativa é que esses encontros, que estão sendo realizados, de dois em dois meses no decorrer do ano/2014, contribua em mudanças concretas na vida e formação dessas jovens. Esse Ministério Juvenil que a nossa Comunidade de Irmãs do Convento Santa Isabel de Jataí está empenhada em dar continuidade no decorrer do presente ano, centraliza no período de transição que vai da adolescência a idade adulta. É um grande desafio! Requer um encontro com Deus, pedindo luz e discernimento, persistência, disciplina, paciência, sabedoria, respeito, diálogo, aceitando as limitações e o processo de crescimento e amadurecimento de cada participante. No último encontro, após o término das atividades programadas, foram distribuídas algumas questões com intuito de avaliar os encontros anteriores e sugestões para os próximos.
Rezemos a Bem Aventurada Francisca Schervier pelas vocações:
Bem Aventurada Francisca Schervier, tu suavizastes com amor heroico,
a miséria e a dor dos homens sendo, por isso, ainda em vida, chamada “Mãe dos Pobres”.
Alcança-nos de Deus uma caridade aberta a todo mundo,
para derrama-la em generoso serviço a quem dela precisa.
Amém.