O Lugar de Tamar é um ministério SFP localizado em Over the Rhine, um dos bairros mais perigosos de Cincinnati. Comecei a ajudar como voluntária na primavera de 2012, orientada por Irmã Miriam Grace Pleiman, diretora do Tamar. É um centro de hospitalidade para mulheres que se envolvem com a prostituição para sustentar sua dependência de droga.
Todas as mulheres que vêm nos procurar são benvindas, das 8:00 da manhã até o meio dia, de segunda a sexta-feira. Oferecemos a elas um café e uma refeição ligeira, roupas limpas, um banheiro para se lavar, e algumas cadeiras confortáveis para descansar. Naturalmente oferecemos suporte de oração, tratamos todas com atenção e carinho, sem julgar ninguém.
Agora que Tamar está entrando no seu sexto ano de existência, estamos experimentando a beleza e a força desse ministério na construção de relacionamentos profundos, com um crescente número de mulheres, que eram dependentes, em recuperação.
No final do verão de 2012, Irmã Miriam Grace e eu fizemos nossa primeira visita a domicílio a Hope, uma antiga hóspede do Tamar que, na época, estava em recuperação há um pouco mais de um ano. Era a primeira vez que eu a encontrava e houve uma conexão imediata entre os nossos espíritos. Seu filho, Nathan, tinha então 9 meses de idade e Hope estava esperando uma filha, Eveline, para dezembro.
Hope tinha acabado de concluir um programa de tratamento ambulatorial de 12 meses para mulheres dependentes de droga e seus filhos. Mas mesmo mantendo seu compromisso de permanecer livre de drogas, ela ainda tinha muitos desafios pela frente. Tendo sido uma abusadora de drogas e vivido nas ruas por 15 anos significava que, além de ter perdido a carteira de motorista, tinha antecedentes criminais que incluíam um delito grave, milhares de dólares de imposto de renda atrasado e multas não pagas, e com histórico de crédito ruim, o que significava que conseguir um emprego ia ser difícil, para ela, quase impossível.
Irmã Miriam Grace, eu e outras voluntárias começamos a visitá-la regularmente e a ajudá-la no que era possível. Hope, sendo uma pessoa decidida e motivada, pesquisou bastante e procurou todos os recursos disponíveis que pôde obter. Demos a ela assistência em suas necessidades físicas, tais como roupas, fraldas, alimentos, utensílios domésticos, etc. Providenciamos transporte para consultas médicas e referências a agências de recursos, além de uma creche para ela poder voltar a estudar.
Um aspecto do apoio e das bênçãos, que nós não necessariamente esperávamos, mas todas recebemos, foi o vínculo relacional e emotivo que se formou entre nós.
De dezembro de 2012 até hoje, em dezembro de 2015, Hope conseguiu realizar o seguinte:
~ Vem aprofundando continuamente o seu relacionamento com Cristo e tem demonstrado crescimento espiritual;
~ Teve um filho saudável, Nathan, em dezembro de 2012 e uma filha saudável, Eveline, em dezembro de 2013;
~ Está morando confortavelmente em uma casa subsidiada;
~ Pagou todas as suas multas, impostos e dívidas, exceto as despesas médicas;
~ Teve sua carteira de motorista reativada;
~ Conseguiu qualificar-se para o programa Mudando de Marcha, através de uma agência local, e comprou uma mini-van usada, com um empréstimo sem juros;
~ Em novembro de 2014 foi contratada como ajudante de professora em um programa de reforço escolar em Over-the-Rhine, na mesma rua onde tinha vivido vários anos como drogada;
Através de todas essas mudanças ela continua sendo uma pessoa imensamente grata pela incrível profundidade da graça infinita de Deus. Ela sempre dá louvor e glória a Cristo por todas as coisas boas da vida. E sente como sendo um milagre e um privilégio poder ajudar pessoas com quem antes convivia, nas ruas.
O ministério que começamos, como voluntárias, para ajudar mulheres necessitadas de cura, floresceu em belos relacionamentos, nos quais somos todas iguais. Todas nós demos e crescemos e aprendemos, graças ao Espírito Santo e graças umas às outras, durante o processo. Foi através da partilha de dons e habilidades de muitas pessoas que Tamar pôde acontecer.
É esta maneira exemplar de ajuntar pessoas de lugares diferentes, com contextos sociais, econômicos e espirituais diferentes, conduzidas pelo Espírito, o que me inspira a abraçar o futuro com esperança.
Afiliada Pam Rouster
* O nome foi mudado para proteger a identidade da pessoa
Ilustrações de: Xuan loc Xuan, Ho Chi Minh City, Vietnam
Publicado em : 22/07/2016