Marcos sagrados do Processo de Canonização

 

1876 No dia 14 de dezembro, falece Madre Francisca Schervier em Aachen, na Alemanha.

1934 Em Roma, é aberto o Processo Apostólico e promulgado o Decreto de Introdução da Causa de  Francisca Schervier, Terciária da Terceira Ordem de São Francisco.

1969 No dia 30 de janeiro, o Papa Paulo VI promulga o Decreto de Virtudes Heróicas de Madre Francisca e a declara Venerável.


1972 No dia 18 de outubro, o Papa Paulo VI, em atendimento à solicitação do Rev. Johannes  Pohlschneider, Bispo de Aachen, concede dispensa apostólica do que prescreve o Cânone 2117 do Código de Direito Canônico de modo que, após uma verificação válida e o pleno exame de um único milagre, sua Causa pudesse passar para a fase sucessiva.

fran21973 A cura repentina “medicamente inexplicável” do Sr. Ludwig Braun de uma doença com perigo de vida do pâncreas e do intestino é considerada como sendo o milagre necessário para a Beatificação da Venerável Madre Francisca.  No dia 18 de outubro, em Roma, o Papa Paulo VI assina o Decreto de Reconhecimento do Milagre.

1974 No dia 28 de abril, em Roma, pelo Papa Paulo VI, tem lugar a Beatificação de Francisca Schervier, pela qual ela passa a ser chamada de Bem-Aventurada.

1989 Em março, tem lugar em Cincinnati, Ohio, a cura repentina e medicamente inexplicável do Sr. Thomas Siemers de uma hemorragia cerebral massiva .  Três médicos consultados não encontram uma explicação científica para a sua cura, que um deles atribui a uma “intervenção divina”, e um outro afirma que “alguém ‘lá em cima’ gosta muito dele”.

2008 No dia 16 de julho, tem lugar em Roma a Introdução do Processo da Causa de Beatificação e Canonização da Bem-Aventurada Francisca Schervier por Irmã Tiziana Merletti, SFP, Ministra da Congregação das Irmãs Franciscanas dos Pobres e Irmã Katharina Maria Finken, Superiora Geral da Congregação das Irmãs dos Pobres de São Francisco.

2009 No dia 17 de abril, tem lugar em Cincinnati a Sessão de Abertura da Inquirição Diocesana da Causa de Canonização da Bem-Aventurada Francisca Schervier para coletar evidências relativas à cura do Sr. Thomas Siemers.

2009 No dia 14 de dezembro, tem lugar em Cincinnati a Sessão de Encerramento da Inquirição Diocesana.

2010 No dia 17 de março, tem lugar em Roma a Abertura do Transunto contendo os documentos oficiais da Inquirição Diocesana realizada em Cincinnati.

O que acontecerá em seguida?

Abertura Oficial do Transunto Teve lugar às 10 horas da manhã de 17 de março de 2010 na Congregação pela Causa dos Santos, em Roma, a solenidade em que  foi deslacrada a primeira cópia dos documentos oficiais da Inquirição Diocesana de Cincinnati.  Com isso, iniciou-se a investigação oficialmente conduzida pelo Postulador (um “detetive espiritual”), que procura constatar a veracidade e a significação dos fatos em cada situação.

Consulta Jurídica Os documentos serão conferidos para garantir que nenhum ficou faltando e um Decreto de Validade será emitido.  Os documentos serão então agrupados em conjuntos completos, impressos e encadernados.

Consulta Médica Os documentos, devidamente impressos e encadernados serão estudados por dois médicos que elaboram o seu parecer sobre a alegada cura.

Traduções Os documentos, precisarão serem traduzidos ao italiano, em dois níveis: regular, para a maioria dos documentos, mas técnico-científico para os documentos médicos.

Consulta Teológica Os documentos serão conferidos para constatar quem orou pela cura, quando, de que modo, etc.  O inteiro processo levará ao menos dois anos para ser concluído.

Decisão Se o Vaticano se decidir favoravelmente pela Canonização, provavelmente as Congregações SFP e SPSF terão de seis meses a um ano para se preparar para a celebração.

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

6 banner donazioni pt

Newsletter