Para uma pessoa ‘tornar-se’ Santa – um glossário

 


can 01Qualquer pessoa, enquanto Candidata, é declarada santa, isto é, a Igreja declara santa uma pessoa que já o era . . .

Venerável  

título dado a uma pessoa falecida formalmente reconhecida pelo papa como tendo vivido uma vida de heróica virtude.

Beatificação

para uma pessoa ser beatificada e reconhecida como Bem-Aventurada, são necessários um milagre recebido mediante sua intercessão e o reconhecimento da sua virtude heróica ou martírio.  Uma diocese e a Congregação para as Causas dos Santos também conduzem rigorosas investigações sobre a vida dessa pessoa e sobre os seus escritos.

Santidade ou Canonização

requer um segundo milagre depois da beatificação, embora um papa possa abrir mão desse requisito.  (Nenhum milagre é requerido antes da beatificação de uma pessoa morta como mártir, mas pode ser requerido antes da sua canonização).

Bem-Aventurada título concedido a uma pessoa que foi beatificada, à qual é conferida uma veneração limitada.

Canonização processo formal pelo qual a Igreja declara que uma pessoa é santa e digna de veneração universal.

Congregação para as Causas dos Santos é uma das prefeituras da Cúria Romana.  Instituída em 1588 pelo Papa Sixto V com o nome de Sagrada Congregação dos Ritos, foi reorganizada e redenominada em 1969 pelo Papa Paulo VI e pelo Papa João Paulo II em 1983. Desde 1969, além de fazer recomendações ao papa quanto às beatificações e canonizações, a Congregação se tornou responsável pela autenticação e preservação das relíquias sagradas.

Milagre um evento que pode ser testemunhado pelos sentidos, mas em aparente contradição com as leis da natureza.  A Igreja reconhece milagres autênticos como sendo intervenções divinas no mundo sensato.

Requerente participante que inicia a ação segundo o Código de Direito Canônico.  No caso de uma canonização, o/a Requerente é a pessoa que pede ao bispo para iniciar a investigação, a qual, em última instância, pode levar à canonização.  Também um bispo pode iniciar uma causa por sua própria iniciativa.

Positio um sumário compreensivo de toda a documentação, dividido em duas partes: a primeira, que resume a investigação da vida do/da Candidato/a e suas heróicas virtudes ou martírio; e a segunda, que resume a investigação dos milagres que lhe houverem sido atribuídos.  A “positio” deve ser preparada pelo Postulador com a assistência de uma pessoa alheia à Congregação para as Causas dos Santos.

Postulador pessoa indicada para orientar e supervisionar uma causa.  Deve supervisionar a causa a nível diocesano (Fase I); deve ser residente em Roma e deve ser indicada pela Congregação para as Causas dos Santos para supervisionar todos os aspectos das Fases II e III.

Promotor da Fé (‘Advogado do Diabo’) pessoa indicada para argumentar contra a canonização de um/a Candidato/a.  Essa função foi eliminada pelo Papa João Paulo II em 1983.

Prefeito líder de qualquer uma das congregações pontifícias, quase sempre um cardeal.

Relator pessoa indicada pela Congregação para as Causas dos Santos com a função de coletar a documentação histórica da localização e do tempo em que o/a Candidato/a viveu.

Santo/a título formal concedido a uma pessoa formalmente canonizada pela Igreja e consequentemente oferecida à veneração pública; e também, informalmente, qualquer pessoa falecida, canonizada ou não, que se acredita que esteja partilhando a vida eterna com Deus.

Servo/a de Deus título concedido a uma pessoa candidata à santidade cuja causa ainda esteja sendo investigada antes da sua beatificação.

Vice-Postulador/a pessoa nomeada pelo Postulador; promove a Causa da Canonização do/da Candidato/a.  Responsabiliza-se perante aCúria Eclesiástica em acompanhar todas as fases da Inquirição do suposto milagre onde o mesmo tiver acontecido.  Ao Vice-Postulador são conferidas capacidades próprias para agir em nome do Postulador perante a Cúria Eclesiástica.

 

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

6 banner donazioni pt

Newsletter