Os Passos para a Santificação ... 
O Processo de Canonização Continua

 

 

  4can 01  
  4can 03  
    4can 02
    4can 04

A caminhada da Canonização de Madre Francisca continua!  Com este artigo queremos atualizar a todos sobre essa bela peregrinação que estamos fazendo em comum.

Durante estas últimas semanas e meses, senti fortemente o suporte de oração da nossa Congregação e dos Afiliados, bem como o das Irmãs dos Pobres de São Francisco.  

Senti-o ainda mais ao chegar em Roma com o privilegiado encargo de ir ao Vaticano para entregar os sacros documentos selados, provenientes da Diocese de Cincinnati, à Congregação pelas Causas dos Santos.

Na manhã de 17 de dezembro, acompanhada pelo Postulador, Frei Gianni Califano, OFM e por Irmã Gianna Giovannangeli, CCA da Itália, fomos conduzidos ao gabinete do Chanceler, Monsenhor Dom Giacomo Pappalardo.  Com a sua aceitação dos documentos da Inquirição Diocesana, ele deu início à segunda fase do processo de canonização da Bem-Aventurada Francisca.  Foi muito auspiciosa a companhia de Irmã Giannica Selmo, que tirou as belas fotografias com que ilustramos este artigo.

No momento em que coloquei nas mãos de Dom Pappalardo as caixas contendo os preciosos documentos — o assim chamado “Transunto” — fui dominada pela emoção!  Durante o período precedente àquela data, quando os obstáculos pareciam muito grandes, havia me surpreendido murmurando: “Madre Francisca, foi você quem fez milagre, não eu! 

  4can 05
  4can 06
  4can 07
  4can 08
  4can 09
b 4can 010

Agora depende de você que esta obra seja ou não completada!”  Agora, depois das preocupações em concluir a preparação dos documentos, passar pela segurança do aeroporto as caixas lacradas que os continham e carregá-las comigo na cabine do avião, aqui estavam elas, finalmente, na Congregação  pelas Causas dos Santos e, com isso, a fase inicial do processo se completava!  Madre Francisca certamente nos havia acompanhado o tempo todo, realizando pequenos milagres.

Dom Pappalardo acolheu das mãos de Frei Gianni a primeira caixa, acompanhada pela carta fechada solicitando a abertura do Transunto e, em seguida, aceitou a segunda caixa, contendo a cópia pública dos documentos.

Depois disso, Irmã Gianna e eu fomos até a Casa Generalícia da Ordem dos Frades Menores, situada próxima do Vaticano para conversar com Frei Gianni.  Lá, ele mencionou com muito interesse a pintura de Madre Francisca adquirida pelo miraculado Sr. Siemers.  Prometemos enviar a ele uma foto desse quadro, que continua pendurado na parede da casa do Sr. Siemers.  
Frei Gianni expressou interesse também quanto à visita do Sr. Siemers ao Vaticano, ocorrida anos atrás, quando apresentou à Congregação pelas Causas dos Santos alguns documentos sobre o milagre que recebera.  Frei Gianni acredita que esses dados poderão ser importantes para o processo de Canonização.

O Que Acontecerá Proximamente?

  • Abertura Oficial do Transunto – Este evento terá lugar na Congregação pelas Causas dos Santos, às 10 horas da manhã do dia 17 de março de 2010.
  • Consulta Jurídica – Todos os documentos serão controlados quanto à sua integralidade e, se estiverem completos, será emitido um Decreto de Validade sobre o processo diocesano.  Todos os documentos serão impressos e encadernados em coleções completas.
  • Consulta Médica – Os documentos médicos serão impressos e encadernados para serem estudados por dois médicos que emitirão seu parecer sobre a  natureza da alegada cura miraculosa.
  • Traduções – Todos os documentos precisarão ser traduzidos ao italiano, em dois níveis: normal, para a maioria deles, e técnico-científico para os documentos médicos.
  • Consulta Teológica – Revisão dos relatos de quem, quando e como orou pedindo pelo milagre, que deverá levar pelo menos dois anos para ser concluída.
  • Decisão – Se a decisão for favorável à Canonização, as nossas Congregações terão um tempo provavelmente de seis meses a um ano para nos prepararmos para a cerimônia no Vaticano.

Projeto Congregacional

Durante estes últimos meses tenho podido observar o cuidado comque a Igreja trata as alegações de um milagre e, com isso, a minha apreciação pela cautelosa atenção para com os detalhes aumentou consideravelmente.
Senti-me também muito honrada quando ouvi de Frei Gianni que deverei continuar servindo enquanto Vice-Postuladora para continuar procurando, em Cincinnati, quaisquer outras informações adicionais ou documentos que possam ser exigidos.  Se a Congregação pela Causa dos Santos precisar de esclarecimentos ou de ulterior documentação, Frei Gianni entrará em contato comigo.  Ele nos encoraja a todos a continuarmos orando por intercessão de Madre Francisca e do Frei Luca De Rosa, o Postulador precedente, que faleceu em abril de 2009.

Colho esta oportunidade para agradecer sinceramente a toda a Congregação por ter confiado a mim tão alto privilégio e a cada indivíduo pelo suporte de suas orações, afirmação, estímulo, e também pelas traduções.
Concluo este relatório partilhando com vocês as alegrias e os desafios espirituais que tenho tido.   Fiquei encantada com o fato que Madre Francisca, neste momento particularmente desafiador para a vida religiosa nos Estados Unidos, tenha nos abençoado com essa alegada cura miraculosa.  Sinto que ela continua no meio de nós.  Há tantas pessoas a mais entre os que agora estão cientes do seu carisma!

Na Itália, quando partilhei com algumas das nossas  Irmãs sobre a minha experiência deste processo e as ouvi contar como se sentiram tocadas por ele até o presente momento, sinto que o meu amor por Madre Francisca aumenta ainda mais e que o meu empenho em vivenciar o seu Carisma se renova.  Grazie, Suore!   Este está sendo, realmente, um grande “Projeto Congregacional”!

Uma oportunidade de partilhar seus momentos de Graça . . . 



Como gostaríamos de receber partilhas sobre a Canonização de todos  vocês – Irmãs,  Afiliados e colaboradores – enviamos a seguir algumas perguntas para facilitar e enriquecer a expressão dos vários pontos de vista na nossa internacionalidade multicultural.

  • Como sabemos, o Processo Diocesando pela Causa da Canonização da Bem-Aventurada Francisca Schervier iniciado em17 de abril, foi concluído em 14 de dezembro de 2009.  Qual foi a sua experiência pessoal de orar e refletir sobre esse processo?
  • Você se sentiu mais perto da Bem-Aventurada Francisca durante esses meses?  Se foi assim, poderia partilhar conosco os momentos de graça que tiver experimentado?
  • Que esperanças temvocê que o Processo de Canonização irá continuar até a próxima fase?
    Convidamos a todos vocês para responderem a essas perguntas até segunda-feira, 21 de março, de modo a podermos publicar suas reflexões antes de 17 de abril.   Seria recomendável limitar suas respostas a um máximo de 400 palavras.  Aguardamos ansiosamente o momento de partilhar suas contribuições no próximo número da publicação Vida SFP.

Queira enviar por email a sua reflexão sobre os seus momentos cheios de graça para: sfp@franciscansisters.org

Ou pelo correio:


Ufficio Congregazionale Suore Francescane dei Poveri

Via Calandrelli, 16
00153 Roma
Italia

Aguardamos sua resposta.  Até breve!
 

Fotos de Irmã Giannica Selmo, a quem agradecemos

Irmã Mary Jacinta Doyle, SFP [Maureen Fullam, Editora-Contribuinte]

 

Publicado em: 10/02/2009

Endereço Revisão: 09/02/2016

 

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

6 banner donazioni pt

Newsletter