Fatos: tudo sobre Francisca

 

 

3 de janeiro de 1819 Nascimento de Francisca Schervier em Aachen, na Alemanha.

22 de fevereiro de 1832 Morte de Marie Louise Migeon Schervier, mãe de Francisca Schervier, em Aachen.

1841 Francisca ajuda o Cura Josef Istas a estabelecer a  Cozinha da Sopa São João  na sua paróquia, a Igreja de São Paulo, em Aachen, e a servir os pobres.

26 de maio de 1843 Com a morte prematura do Padre Istas, Francisca assume a liderança da Cozinha da Sopa São João.

28 de junho de 1844 Francisca Schervier torna-se membro da Ordem Franciscana Secular (OFS).

26 de fevereiro de 1845 Morte de Johann Heinrich Schervier, pai de Francisca Schervier.

11 de maio de 1845 Fundação da Congregação, na Festa de Pentecostes, em Aachen.

4 de outubro de 1845 Início da vida comunitária na Festa de São Francisco.  Os primeiros ministérios incluem visitas a domicílio aos doentes pobres de Aachen, a organização e gestão de cozinhas da sopa, atendimento às prostitutas e visita aos prisioneiros.

2 de fevereiro de 1849 Estabelecimento do ramo das Reclusas, Irmãs de vida contemplativa.

2 de julho de 1851 A Congregação é oficialmente confirmada pelo Arcebispo de Colônia, o Cardeal Johannes von Geissel.

12 de agosto de 1851 Cerimônia de investidura do hábito das primeiras 24 Irmãs, na Igreja de São Paulo, em Aachen, na Festa de Santa Clara.

6 de agosto de 1852 Aquisição da Casa Mãe na rua Kleinmarschierstrasse, em Aachen.

25 de agosto de 1852 Profissão dos Votos Perpétuos das primeiras Irmãs.

frances facts16 de setembro de 1853 Reconhecimento estatal da Congregação pelo rei da Prússia, Friedrich Wilhelm IV.

8 de setembro de 1858 Estabelecimento do primeiro convento nos Estados Unidos, em Cincinnati, Ohio.

16 de junho de 1863 Primeira viagem de Madre Francisca aos Estados Unidos.

14 de abril de 1868 Segunda viagem de Madre Francisca aos Estados Unidos.

Maio de 1870 Madre Francisca é curada de asma durante uma peregrinação a Lourdes.

22 de julho de 1870 Decreto de Aprovação Provisória das Constituições da Congregação pela  Santa Sé

14 de dezembro de 1876 Morte de Madre Francisca em Aachen.

24 de setembro de 1912 Início do processo de beatificação de Madre Francisca.

8 de maio de 1934 Abertura do Processo Apostólico em Roma com a promulgação do Decreto Introdutório da Causa de Beatificação de Francisca Schervier, terciária da Terceira Ordem Regular de São Francisco.

30 de janeiro de 1969 O Papa Paulo VI assina o decreto que proclama a “heroicidade das virtudes” de Madre Francisca, declarando-a “Venerável”.

18 de outubro de 1972 O Papa Paulo VI, a pedido do Rev. Johannes Pohlschneider, Bispo de Aachen, concede dispensa apostólica da prescrição contida no Cânone 2117 do Código de Direito Canônico, de modo que após verificação de validade legal e pleno exame de um único milagre, a Causa de Madre Francisca é passada à fase sucessiva.

18 de outubro de 1973 O Papa Paulo VI assina o decreto de reconhecimento da cura repentina e “medicamente inexplicável” do Sr. Ludwig Braun de uma doença pancreática e intestinal com perigo de vida como sendo miraculosa e suficiente para a Beatificação de Madre Francisca.

28 de abril de 1974 Beatificação Madre Francisca Schervier pelo Papa Paulo VI na Basílica de São Pedro em Roma e passa a ser chamada de “Bem-Aventurada”. Para saber mais...

Março de 1989 Cura repentina e medicamente inexplicável do Sr. Thomas Siemers de uma hemorragia cerebral massiva, segundo o parecer de três médicos consultados que, não encontrando outra interpretação científica, afirmam ter acontecido uma “intervenção divina” e que “alguém lá em cima gosta muito dele”.

16 de julho de 2008 A Causa de Canonização da Bem-Aventurada Francisca Schervier é introduzida em Roma por Irmã Tiziana Merletti, SFP, Ministra Congregacional das Irmãs Franciscanas dos Pobres e por Irmã Katharina Maria Finken, Superiora Geral das Irmãs dos Pobres de São Francisco.

17 de abril de 2009 A Sessão de Abertura do Processo de Inquirição Diocesana tem lugar em Cincinnati, para coletar as evidências da cura milagrosa do Sr. Thomas Siemers.

14 de dezembro de 2009 A Sessão de Encerramento do Processo de Inquirição Diocesana tem lugar em Cincinnati.

17 de março de 2010 Abertura oficial na Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, dos documentos lacrados da Inquirição Diocesana de Cincinnati.

Atualmente, as Irmãs Franciscanas dos Pobres servem nos Estados Unidos, na Itália, no Brasil, no Senegal e nas Filipinas, procurando curar o povo de Deus neste mundo fragmentado, dando assim continuidade ao carisma da Bem-Aventurada Francisca Schervier.

A cura continua sendo até hoje a missão das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Respondemos ao chamado de testemunhar o amor de Deus e ser instrumentos de compaixão e esperança para a comunidade da vida.  Mediante o dom da cura, damos continuidade ao empenho original de São Francisco de Assis em prestar serviço aos marginalizados da sociedade – especialmente os pobres e sofredores, as vítimas de abuso e do tráfico de pessoas. Clicar aqui para saber mais sobre os ministérios das Irmãs Franciscanas dos Pobres e lugares onde servimos . . .

 

 

 

COMUNIDADE

Entra na comunidade

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

1 banner celebrando pt

2 banner p biblico pt

3 banner preghiera pt

4 banner canonizzazione pt

6 banner donazioni pt

Newsletter